A igreja situa-se no Largo de Santa Maria de Arrabalde, freguesia de Santa Maria e São Miguel bem como a Necrópole Medieval.
Igreja Paroquial de Santa Maria de Sintra
É um monumento que constitui um rico património artístico e de tradições. Em 1147 D. Afonso mandou construi-la, permaneceu na Coroa, ficando padroado a pertencer a D. Afonso Henriques e aos monarcas que lhe sucederam.
Na sua origem, esta igreja não seria maior que uma ermida, então mais tarde o prior Martim Dade, mandou demolir o edifício e construir um novo, que por sua vez foi abalado pelo terramoto de 1755, aí o prior e os beneficiados da igreja fizeram esforços de reconstrução do templo.
Esta possui três naves, rematadas por uma abside poligonal, neste templo é possível verificar características do período de transição do Romântico para o Gótico.
A torre, possui quatro janelas, das quais uma é ocupada por um sino do século XV.
As naves permanecem divididas por duas arcadas de ogivas erguidas sobre colunas.
O seu actual estado de conservação é muito bom, o agente responsável pela sua conservação é o Patriarcado de Lisboa e o Instituto Português do Património Arquitectónico.
Necrópole Medieval
A Necrópole Medieval da Igreja Paroquial de Santa Maria de Sintra, abrange todos os períodos históricos desde a construção primitiva da igreja.
Em 1982/83 procedeu-se á escavação arqueológica de parte da necrópole. Processou-se por três níveis de enterramentos. Dos materiais recolhidos, são dignos de mencionar inúmeros fragmentos cerâmicos, e objectos religiosos.
O seu estado de conservação é bom, o agente responsável pela sua conservação é o Patriarcado de Lisboa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário