domingo, 25 de novembro de 2007

Convento Hieronimita de Nossa Senhora da Pena

Memória descritiva

Do mosteiro , integrado no Palácio da Pena, restam apenas a pequena igreja e respectivos anexos, bem como o claustro e o refeitório.
A igreja tem uma planta em ângulo recto, e as suas paredes foram reparadas em 1619, a mando de Filipe II. No corpo da Igreja encontram-se dois altares, actualmente vazios mas que antigamente suportavam as imagens de Nossa Senhora da Pena e São Jerónimo.


Memória histórica

O Convento está situado num dos cumes mais elevados da Serra de Sintra. ao que tudo indica neste local registou-se a aparição da Virgem, tendo então aí se edificado uma pequena ermida dedicada a Nossa Senhora da Pena.
No entanto a ermida foi crescendo por ordem de D. João II, chegando ao ponto de se transformar num convento com capacidade para 18 monges, que incluía: capela, sacristia, claustro,dormitório, oficinas e campanário.
O seu actual estado de conservação é bastante bom, o responsável pela sua preservação ou conservação é o Instituto Português do Património Arquitectónico. Desde 1929 este imóvel tem sido alvo de muitas campanhas de restauro:

1947: Calcetamento e reparação do retábulo da Capela;

1951: Substituição dos telhados e reparações nos aposentos de D.Manuel;

1953: Arranjo da Sala de Jantar;

1967: Reparação de pavimentos e paredes interiores;




Sem comentários: