Paço Real de Sintra
O Paço Real de Sintra situa-se no Largo da Rainha D.Amélia, Sintra, freguesia de São Martinho. Este constitui sem duvida o principal conjunto arquitectónico sintrense. Trata-se de um conjunto que não foi concebido de uma só vez e numa só época, mas sim do somatório de partes distintas, pouco a pouco acrescentadas a outras já existentes.
A irregularidade e o alcantilado do próprio terreno, condicionaram-lhe o jogo de volumes, não permitindo soluções de simetria, nem irregularidades de implantação.
A tradição que pretendia ver no Palácio Real, uma original criação coesa do domínio muçulmano, ainda com acrescentos posteriores, está hoje completamente posta de parte.
No entanto, tudo o que ali podemos observar não remonta para lá dos século XV. O Paço Real na sua actual expressão revela-se sobretudo como o somatório de duas grandes campanhas de obras. a primeira relativa á fundação, em inícios do século XV e a segunda em inícios do século XVI.
O Paço Real surge-nos hoje, pois como uma extraordinária e majestosa fusão entre a tradição artística e arquitectónica da Europa medieval e a do Islão, síntese que apenas em território peninsular seria possível verificar-se, nomeadamente durante os nossos séculos de maior esplendor, que foram precisamente XV e XVI.
Principais zonas do Palácio:
- " Sala dos cisnes" ou dos "infantes";
- " Pátio dos cisnes";
- " Sala das Pegas";
- " Sala das Sereias";
- " Câmara do ouro";
- " Sala de César";
- " Sala da Coroa";
- " Sala das Galés";
- " Pátio da Carranca";
- " Sala dos Árabes";
- " Sala dos Brasões";
- " Jardim da Preta";
O actual estado de conservação deste imóvel ainda é bom/razoável. Entre 1922 até cerca de 1995 foram feitas obras de recuperação e conservação do Palácio.
Sem comentários:
Enviar um comentário