O parque de Monserrate localiza-se na Estrada Nova da Rainha, freguesia de São Martinho.
O parque de Monserrate situa-se na aba da Serra de Sintra, e ocupa uma área de cerca de 50 hectares. o seu nome deriva de uma ermida construída neste local em 1540 pelo sacerdote Gaspar Preto, após uma peregrinação que fez ao santuário de Nossa Senhora de Monserrate na Catalunha.
A predominância de espécies sub -tropicais, fizeram com que o parque fosse considerado um dos mais notáveis jardins exóticos do mundo.
O parque beneficia de um complexo sistema de rega que engloba várias dezenas de nascentes, minas de água e ainda três barragens para armazenamento dessa água.
O actual estado de conservação do parque é mau, o agente responsável pela preservação e conservação do parque é o Parque Natural de Sintra-Cascais.
Entre 1950 e 1992, o parque foi objecto de obras de manutenção e conservação:
1950-54: Instalação de bocas de incêndio, reparação das canalizações e restauro da estufa;
1958: Arranjo dos jardins;
1992: Reabilitação do edifício da portaria e de duas casas do guarda; colocação de dois portões de acesso ao parque;
Contudo continuam a ser implantados planos de gestão para a conservação/preservação do parque: supervisionamento do trabalho de limpeza, reflorestação e recuperação deste parque.
Palácio de Monserrate
A história de Monserrate, remonta a uma data longínqua e desconhecida, no entanto pensasse que este teve o seu inicio, no facto do Monge Gaspar Preto, aí ter feito reconstruir uma capela, aquando da sua peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Monserrate, em Barcelona.
Mais tarde a capela passa para a posse do Hospital de Todos-os-Santos de Lisboa, que por sua vez cede a posse a um fidalgo da família Melo e Castro. O terramoto de 1755, causou grandes estragos na propriedade,o que agravou o seu estado até ao fim do século. De forma a arrendar utilmente a propriedade e também de forma a promover a sua conservação, Francisca Melo e Castro arrenda o prédio a Gerard Devisme.
Então actualmente o palácio situa-se na estrada Nova da Rainha, freguesia de São Martinho. Este foi mandado erguer por Francis Cook, entre 1860 e 1863 e corresponde a um outro palácio que o primeiro arrendatário da Quinta, Gerarad Devisme, aí mandara construir. O Palácio faz conjunto com um extenso e exótico jardim. O arquitecto criou um novo formulário estético exterior que se prolonga para o interior, que abrigava "móveis riquíssimos" tais como:
- Espelhos de Veneza;
- Tapetes Persas;
- Vasos do Japão;
- Loiça de Saxe e de Sévres;
- Móveis da Índia;
- Cadeira em Tartaruga;
A planta do Palácio ordena-se em torno de uma galeria interior que liga os dois torreões e é interrompida a meio por um átrio hexagonal que estabelece por sua vez a ligação com as fachadas Norte e Sul.
Apesar de ter sido construído, baseado numa arquitectura estrangeira, Monserrate não deixou de suscitar a imaginação dos arquitectos portugueses.
O actua estado de conservação diverge do interior pra o exterior, por dentro é medíocre, contudo por fora é razoável, o responsável pela sua preservação é Instituto Português do Património Arquitectónico.
No entanto foram efectuados vários trabalhos de recuperação entre 1950 e 1986.
Sem comentários:
Enviar um comentário